domingo, 13 de maio de 2012

o primeiro post é sempre o mais difícil (e, talvez, o mais longo)

bem, criei este blog para expôr minhas artes.
gosto de fazer trabalhos manuais desde criancinha. 
quando tinha 3 ou 4 anos, acompanhava minha mãe na aula de corte e costura e ela conta que eu fazia moldes das com esquadro e tudo! 
além disso, todo dia após o banho, eu inventava uma roupa com a toalha de banho. minha mãe e minha avó(drasta) diziam "menina, você vai ser estilista". mas a vida tomou um rumo diferente e o sonho de trabalhar com moda ainda continua sendo sonho.
quando tinha uns 9 ou 10 anos minha mãe me ensinou alguns pontos do bordado livre. fiz duas ou três toalhinhas e desencanei. com 11 ou 12 anos, minha mãe me ensinou a fazer correntinhas de crochê e eu fazia pulseiras para fazer inveja pras amigas do volei (risos).
depois disso aprendi a fazer pulseirinhas de macramê com fios de telefone (quem lembra desa moda tão final dos anos 90?! risos).
na adolescência me interessei por tricô e minha mãe (sempre ela!) ensinou os pontos básicos. tenho meu primeiro cachecol todo tortinho, com as franjas bem mal feitas, guardado até hoje. gosto de comparar minha evolução.
na fase adulta (a que estou agora) resolvi que era hora de aprender a costurar. como na cidade em que moro não encontrei curso de corte e costura, aprendi mais ou menos que sozinha (ok, minha mãe também deu uma ajuda nisso). para continuar costurando, preciso aprender (e ter paciência de) fazer moldes. o tempo e a ansiedade me atrapalham bastante nessas horas e por isso faço apenas coisas fáceis e simples.
neste ano de 2012 resolvi voltar a bordar. comecei a fazer aulas com uma professora querida na fundação de cultura da cidade que moro. amei voltar a bordar e aprender novos pontos e novas técnicas.
eis que aí apareceu o patch-apliquê - minha nova paixão. estou encantada com essa arte e cheia de ideias para realizar.

além dessas artes "usuais", também me atrevo a realizar uns projetos "faça você mesma" baseados em blogs de decoração (principalmente no dcoracao.com e no casa de colorir). "chupinhei" uma ideia daqui, tive uma ideia nova vendo um projetinho de lá e pronto: vira e mexe invento algo novo para deixar a minha casa mais alegre e aconchegante.

gostaria de poder me dedicar mais a esses trabalhos, mas estou no final do mestrado e isso exige bastante tempo para realizar a pesquisa e escrever a dissertação. vou conciliando as duas partes, tratando ora uma como prazer e a outra como obrigação e vice-versa (sim sim, isso mesmo, também vejo o artesanato como uma obrigação diária para me deixar mais feliz e a pesquisa como prazer de realizar algo que acredito!) 

e assim vou postando meus trabalhos, uns comercializáveis, outros não, para que vocês acompanhem, comentem, deem novas ideias, sugestões etc.

um beijo e até o próximo post (com fotos, é claro!)

Nenhum comentário: